Translate

Bem Estar Animal


Conceito de Bem Estar Animal

Segundo Tannenbaum, 1991; Fraser, 1995; o conceito de bem estar animal está ligado a determinados aspesctos referente ao animal que vão desde a sua saúde, felicidade e longevidade, ou seja, a uma boa ou satisfatória qualidade de vida. 



Hughes, 1976; traz uma das definições mais populares. Barry Hughes define como um estado em que o animal está em perfeita harmonia com o meio que o rodeia, um estado de completa saúde física e mental. Broom (1986) define esse conceito como a capacidade do animal se adaptar ao seu meio.



Costumo dizer que bem estar animal deve ser definido como a saúde física, mental, emocional do animal no meio social onde vive. 


Como existem diversos conceitos, perspectivas e opiniões diferentes, o que importa é que nenhum conceito é totalmente certo ou errado e muito menos imutável. 

Para que possamos de a possibilidade de uma ampla discussão a respeito, resolvi adotar como conceito para esta página as cinco liberdades dos animais, divulgada pelo Farm Animal Welfare Council (FAWC), essa teoria foi criada pelo professor John Webster e segundo ele essas liberdades são :  ele deve ser livre de fome e de sede; livre de desconforto; livre de dor, lesões ou doença; livre para expressar os seus comportamentos normais; livre de medo e aflição.


 
Embora o objetivo deste blog não seja discutir o conceito de Bem Estar Animal, nem as cinco leis da liberdade dos animais é importante deixar espaço aberto para assuntos tão relevantes como este. Espero com isso aprender e compartilhar das experiências e informações que venho adquirindo.
Quero trazer para este espaço informações, dicas, artigos e produtos que tenham como objetivo qualidade de vida para os animais. Sendo assim quero trazer informações sobre saúde, alimentação e nutrição e quero reservar um espaço especial para vídeos, fotos, frases dos mais diversos bichinhos em especial Gatos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante e assim que possível ele será analisado e sendo aprovado, será publicado. Obrigada.